segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Jogo catequético: Estante Bíblica

Este jogo catequético é bastante eficaz para trabalhar a Bíblia.

O catequista precisará de:

•27 caixas de fósforo (se for trabalhar o Novo Testamento); ou 46 caixas de fósforo (se for trabalhar o Antigo Testamento), para os livros da Bíblia;
•Papelão ou isopor (para fazer a estante);
•Cartolina ou outro papel (para embrulhar as caixas de fósforo).


Primeiramento o catequista irá embrulhar as caixas de fósforo. Cada caixa representará um livro da Bíblia. Cada caixa deverá ter escrita nela o nome de um livro (como mostra a imagem). Deverá ser confeccionada também, uma pequena estante (papelão, isopor, ou outro material duro).

A turma será dividida em grupos. Cada grupo irá jogar desta maneira:

As caixinhas estarão todas misturadas. Na Bíblia, o grupo irá conferir a seqüência dos livros (na figura o jogo é voltado para o Novo Testamento). O grupo que organizar na estante o maior número de livros em um determinado tempo (30 segundos, 1 minuto, por exemplo) irá vencer o jogo.

Variação do jogo: Os livros podem ser escondidos pelo ambiente. Todos irão procurar por eles, e, a medida que os encontrarem irão na estante organiza-los, pondo-os em ordem (esta variação é bastante interessante, pois, os catequisandos fixarão bem o número de livros e a seqüência em que eles se organizam, pois, todos irão ajudar a organizar a estante).

O objetivo deste jogo é mostrar que a Bíblia é um conjunto de livros. Fazer relação da palavra Bíblia com seu significado “biblioteca”.

Jogo catequético: Pescaria

O catequista precisará de:

■Emborrachado ou isopor, ou papelão (para fazer os peixes)
Bambu ou pedaço de madeira (para a vara);
Envelopes;
Papel para elaborar as perguntas, respostas;
Material para a surpresa.
O catequista irá organizar as cartolinas como mostra a figura: A primeira será destinada às perguntas, a segunda às respostas e a terceira às surpresas. Cada cartolina terá a mesma quantidade de envelopes, cada um deles identificados como mostra a figura (letras, números ou cores).

O jogo será executado da seguinte maneira: O catequisando irá escolher um envelope na primeira cartolina. Dele, o catequista tirará uma pergunta. Após ser respondida pelo catequisando, o catequista irá conferir a resposta na segunda cartolina (com a identificação do envelope correspondente à primeira cartolina). Se a resposta estiver certa, do envelope da terceira cartolina correspondente às primeiras, o catequista pegará uma surpresa (bala, santinhos, orações, marcadores de página, etc) e entregará ao catequisando que acertou a pergunta .

Atividades

domingo, 26 de dezembro de 2010

Os Sacramentos

Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem fruto naquele que os recebem com as disposições exigidas.
A Igreja celebra os sacramentos como comunidade sacerdotal estruturada pelo sacerdócio batismal e pelos ministros ordenados.
O Espírito Santo prepara para a recepção dos sacramentos por meio da Palavra de Deus e da fé que acolhe a Palavra nos corações bem dispostos. Então, os sacramentos fortalecem e exprimem a fé.
O fruto da vida sacramental é ao mesmo tempo pessoal e eclesial. Por um lado, este fruto é para cada fiel uma vida para Deus em Cristo Jesus; por outro, é a para a Igreja crescimento na caridade e em sua missão de testemunho."

Sacramento são gestos de Deus em nossa vida. Realizam aquilo que expressam simbolicamente. Os sacramentos são, por conseguinte:

Sinais sagrados, porque exprimem uma realidade sagrada, espiritual;
Sinais eficazes, porque, além de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente;
Sinais da graça, porque transmitem dons diversos da graça divina;
Sinais da fé, não somente porque supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua fé;
Sinais da Igreja, porque foram confiados à Igreja, são celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profissão de fé na Igreja.

Sacramento
Situação da vida
Tipo
O que acontece

Batismo
Nascemos para fé
Iniciação Cristã
Começamos a fazer parte da grande família que é a Igreja
Confirmação
Crescemos como Cristãos
Iniciação Cristã
Assumimos com mais maturidade o compromisso na Igreja
Eucaristia
Precisamos de alimentos para fé e a vida em comunidade
Iniciação Cristã
Recebemos o corpo de Cristo unidos a todos os irmãos
Penitência
Erramos e nos arrependemos
Cura
Recebemos o perdão de Deus na comunidade
Unção dos Enfermos
Somos atingidos pela doença
Cura
A graça de Deus e o caminho da Igreja ajudam o doente que sofre
Ordem
Alguém sente vocação de serviço total a Deus e ao irmão
Serviço
O Cristão se torna sacerdote a serviço da comunidade
Matrimônio
Homem e mulher se amam e querem se casar
Serviço
Os dois se comprometem a viver seu amor como cristãos de verdade

Os Sacramentos da Iniciação Cristã
Pelos sacramentos da iniciação cristã - Batismo, Confirmação e Eucaristia - são lançados os fundamentos de toda vida cristã. A participação na natureza divina, que os homens recebem como dom mediante a graça de Cristo, apresenta certa analogia com a origem, o desenvolvimento e a sustentação da vida natural. O fiéis, de fato, renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia. Assim, por efeito destes sacramentos da iniciação cristã, estão em condições de saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e de progredir até alcançar a perfeição da caridade.

Os Sacramentos da Cura

Pelos sacramentos da iniciação cristã, o homem recebe a vida nova de Cristo. Ora, esta vida nós a trazemos "em vasos de argila" (2Cor 4, 7). Agora, ela ainda se encontra "escondida com Cristo em Deus" (Cl 3, 3). Estamos ainda em "nossa morada terrestre" (cf. 2Cor 5, 1), sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filhos de Deus pode se tornar debilitada e até perdida pelo pecado.

O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, que remiu os pecados do paralítico e restitui-lhe a saúde do corpo (cf. Mc 2, 1-12), quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o Sacramento da Penitência e o Sacramento da Unção dos Enfermos.

Os Sacramentos do Serviço da Comunhão
O Batismo, a Confirmação e a Eucaristia são os sacramentos da iniciação cristã. São a base da vocação comum de todos os discípulos de Cristo, vocação à santidade e à missão de evangelizar o mundo. Conferem as graças necessárias à vida segundo o Espírito nesta vida de peregrinos a caminho da Pátria.

Dois outros, o Sacramento da Ordem e o Sacramento do Matrimônio, estão ordenados à salvação de outrem. Se contribuem também para a salvação pessoal, isso acontece por meio do serviço aos outros. Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus.

Nesses sacramentos, os que já foram consagrados pelo Batismo e pala Confirmação para o sacerdócio comum de todos os fiéis podem receber consagrações específicas. Os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para ser, em nome de Cristo, pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja.
Por sua vez, os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que consagrados por um sacramento especial.

Jesus ensina a amar, perdoar e escolher

Como montar o joguinho dos Sacramentos!

Com todas as informações necessárias para que seu encontro sobre Sacramentos, seja complementada com este joguinho bem legal... Espero que gostem...
Então vamos lá!
Primeiro imprima este desenho.


Agora preste atenção em como dobrar e pronto! Já podes usar uma ferramenta bem diferente e interessante para ensinar seus pequenos a grande graça dos SACRAMENTOS.

Importante: Pegue uma folha de papel ofício e tente experimentar esta dobradura, antes de fazer na folha impressa dos Sacramentos. Assim você terá uma base para fazer a folha original, com o desenho sobre o tema.

Pegue uma folha de papel retangular.
Dobra a parte da folha para um dos lados, formando um triângulo.

Dobre o pedaço de folha que sobra do triângulo e corte.

Agora abras o triângulo e verás um quadrado perfeito.

Dobre a folha outra vez em triângulo, mas usando o outro canto.

Abre o papel: Repare que tens dois vincos na folha.

Dobra todos os cantos da folha até o meio, onde os vincos se cruzam.

Vira o papel ao contrário de forma que as partes dobradas fiquem viradas para baixo. Continues a ter vincos desenhados.

Volte a dobrar todos os cantinhos até ao meio, onde os vincos se cruzam.

Quando todos os cantinhos estiverem dobrados, a folha terá oito triângulos a vista.

Põe um pontinho de cor diferente a cada triângulo. (Exemplo)

Segura na folha virada para ti, dobra-a ao meio (para o lado) e volta a abrir.

Abre os cantinhos e faz um desenho em cada triângulo, que diga coisas bonitas, ou já faça o teste escrevendo o nome dos Sacramentos, (Como são 8 triângulos... Utilize um para escrever o número 7 ou escrever AMOR, por exemplo).
Vire outra vez ao contrário, põe os dedos dentro dos cantinhos e ajeita a folha para
ficar no formato correto do joguinho.

COMO JOGAR...
Junta e afasta os dedos para o lado e para frente para mover. Pede alguém para escolher um número e mova quantas vezes a pessoa pediu. No número em que acabares só ficam quatro triângulos a vista. A outra pessoa tem que escolher um.
Ex: Escolhi o número sete. Com os meus dedos eu faço a brincadeira de vai e vem parando no número escolhido.
Olho para os quatro triângulos e escolho por exemplo a palavra Eucaristia...
Na parte de trás deverá terá ter uma pequena explicação sobre o Sacramento.

Não esqueça que a brincadeira é apenas um complemento para o seu encontro, que deve ser rico em informações e falado com uma linguagem de acordo com a idade de cada criança na catequese.
Utilize um bom texto e tenha como base a Santa Escritura... Bíblia.

Como provar a existência dos sete sacramentos?


É um dogma, definido pelo Concílio de Trento, que existem os sacramentos e que são em número de sete.

São, pois, sete os sacramentos, nem mais, nem menos. A Igreja católica sempre ensinou e sempre ensinará que há sete sacramentos, porque assim recebeu o ensino dos Apóstolos, tanto pela Tradição, como pelo Evangelho, e assim o vai transmitindo aos séculos. Nunca houve discussão a este respeito na Igreja, embora não encontremos nos primeiros séculos a enumeração metódica que hoje empregamos na citação dos sacramentos.

Três argumentos temos às mãos para provar a tese dos sete sacramentos, e todos três são irrefutáveis:

- A crença dos séculos

- O bom-senso

- O Evangelho

A) Crença Secular

O primeiro argumento da crença popular desta verdade parece remontar ao século V, quando até mesmos os hereges, como os monofisitas e os nestorianos, aceitavam o número dos sete sacramentos. Em textos deles é explícito o número de sete sacramentos, recebidos da Igreja Romana.

b) O Bom-senso

É apenas argumento de conveniência, é certo, mas este argumento tem o seu valor pela analogia perfeita que estabelece entre as leis da vida natural e as leis da vida sobrenatural.

Santo tomas explica admiravelmente esta analogia. Os sete sacramentos reunidos são necessários e bastam para a vida, conservação e prosperidade espiritual, quer do corpo inteiro da Igreja, quer de cada membro em particular.

Os cinco primeiros são estabelecidos para o aperfeiçoamento pessoal, os dois últimos para o governo e a multiplicação da Igreja.

Na ordem natural, para o aperfeiçoamento pessoal, é preciso: 1o. nascer; 2o. fortificar-se; 3o. alimentar-se; 4o. curar-se na enfermidade; 5o. refazer-se nos achaques da velhice.

Para o aperfeiçoamento moral a humanidade carece de: 1o. Autoridade para governar, 2o. Propagação para perpetuar-se.

Tal é a ordem natural. Temos os mesmos elementos na ordem espiritual:

- 1o. O batismo é o nascimento da graça

- 2o. A crisma é o desenvolvimento da graça

- 3o. A eucaristia é o alimento da alma

- 4o. A penitência é a cura das fraquezas da alma

- 5o. A unção dos enfermos é o restabelecimento das forças espirituais

- 6o. A ordem gera a autoridade sacerdotal

- 7o. O matrimônio assegura a propagação dos católicos e das suas doutrinas.

Os sete sacramentos são, deste modo, como outros tantos socorros, dispostos ao longo do caminho da vida, para a infância, a juventude, a idade madura e a velhice; para as duas principais "carreiras" que se oferecem: sacerdócio e casamento.

Não se pode negar que a analogia é admirável e estabelece que deve haver sete sacramentos. Se houvesse menos, faltaria qualquer coisa; se houvesse mais, haveria um supérfluo; todas as necessidades estão preenchidas.

c) O Evangelho

Estarão expressos no Evangelho os sete sacramentos? Perfeitamente! O que o muitos não conseguem entender é que Jesus não citou o número de 7, mas citou os sacramentos.

Recados para os Pais




O plano de Deus


a) Para ler: Marcos 8, 27 - 30

b) Para conversar
1. O que os seres humanos estão fazendo aqui neste mundo?

2. Você julga uma pessoa útil? Pôr que?

3. Deus ama as pessoas inúteis e criminosas? Explique.

c) Para saber
Deus criou o universo todo e este mundo para que tivéssemos condições de existir. Por pior que seja uma pessoa, por mais inútil e criminosa, Deus sempre vai amá-la, sempre vai querer salvá-la e recuperá-la. Ele quis partilhar conosco a sua própria vida.

Para que não tivéssemos uma vida completamente independente dele, deixou-nos a tarefa de conseguir e partilhar com mais pessoas (nossos filhos e netos) os bens e os dons criados. Temos a capacidade da procriação e de deixar aqui na Terra outras pessoas que continuem a construí-la e a melhorá-la. Os animais fazem isso por instinto, mas nós fazemos isso dentro de uma união sólida, no casamento, que por isso mesmo é abençoada por Deus.

Depois de certo tempo trabalhando e lutando para transformar este mundo num paraíso, conhecendo e amando a Deus e ao próximo, ensinando isso aos demais, somos convidados a deixálo para que outros continuem o nosso trabalho e, conforme a escolha que fizemos, mudamo-nos para o Céu, onde Deus se mostra a nós com toda a sua glória e esplendor.

d) Para viver
Você precisa se conhecer. Procure saber se seus bisavós são brasileiros ou estrangeiros, onde seus pais nasceram, onde você nasceu, se teve algum trauma ou doença na infância. Procure saber como é que os outros vêem você. Nunca fique sentido ou nervoso quando alguém lhe aponta algum defeito, mas procure os detalhes e tente mudar, melhorar. Quem se conhece bem, nunca vai se assustar com os defeitos que os outros lhe apontam.

Peça a Deus que ilumine sua vida e sua mente, a fim de você reconhecer os próprios defeitos e poder corrigi-los. Isso é importante para que, pelo menos de sua parte, o Plano de Deus se realize.

e) Para fazer
Escreva um resumo de tudo o que você viveu de bom ou de ruim até o presente momento.

f) Para rezar
Rezar o Salmo 8, na Bíblia

Jogo da memória

Evangelho em pedaços

Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.

Participantes: 10 a 15 pessoas

Tempo Estimado: 15 minutos

Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.

Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo, entender qual a mensagem da passagem Bíblica. Como você pode trazer essa mensagem que você refletiu para o seu dia-a-dia. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

Dinâmica


Palavra chave

Objetivo: Motivar o estudo bíblico e aprender localizar as citações Bíblicas.

Participantes: Indefinido.

Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.

Material: Bíblia.

Descrição: Essa brincadeira segue uma certa lógica que será explicada para o grupo;

- A lógica é: Com a palavra chave na mão, deve-se com o auxílio da Bíblia, procurar um versículo que se enquadre com a palavra chave. Anotar esse versículo e a citação Bíblica.

- Exemplo: casamento: No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava aí. (Jo 2, 1)

- Outras sugestões de palavras-chave:

- pedra, pedreira, pedregulho ("Tu és Pedro")

- pobre, pobreza ("bem aventurados os pobres...")

- oração, oratório, templo, culto ("Jesus se afastava da multidão para rezar")

- criança ("deixai vir a mim os pequeninos)

- mulher ("tua fé te salvou")

- semente ("se tu tiver fé do tamanho de um grão de mostarda,serás salvo")

- ouvido ("as minhas orelhas ouvem a tua voz")

Jogo da flor


Confeccionar uma flor com dez pétalas (mais ou menos), essas pétalas deverão ser separadas umas das outras com um círculo no meio para ser o miolo. No verso de cada pétala haverá um número de 1 a 10 e esse verso poderá ser feito de papel camurça para que se prenda ao flanelógrafo. O grupo será dividido em duas equipes e a cada uma será feita uma pergunta da lição dada, caso a equipe acerte, ela escolherá uma das pétalas e verificará quantos pontos obteve. No final se somarão os pontos para constatar a equipe vencedora.

Bingo cartelas

Bingo pedrinhas

Bingo Bíblico

Objetivo: Memorização e diversão

DESCRIÇÃO DA DINÂMICA:

Participantes: Todos os presentes no encontro, sendo que o catequista será quem irá sortear as pedrinhas.

Material: bingo pedrinhas e bingo cartelas (documento do word preparado)

Descrição:

- Primeiro passo: Recortar as pedrinhas do documento (bingo pedrinhas.doc)

- Segundo passo: Recortar as cartelas (cartelas.doc) obs.: pode-se criar outras cartelas conforme o número de participantes.

- Terceiro passo: distribuir as cartelas para cada pariticpante, se o número de participantes for muito grande, uma sugestão seria formar grupos, mas o interessante seria cada participante receber uma cartela.

- Quarto passo: começar o bingo da seguinte maneira:

O catequista sorteia a primeira pedrinha, por exemplo foi sorteado o número 15. A pergunta que se encontra na pedrinha 15 é: Quantos são os mandamentos da lei de Deus?

Então ao invés de falar o número da pedrinha, o catequista faz a pergunta: Quantos são os mandamentos da lei de Deus?

A criança, ou jovem responde: São DEZ.

Nesse momento o catequista pode anotar na lousa o número que foi sorteado: 15.

Repetir o processo até que alguem preencha toda a cartela.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Alguns Símbolos da Páscoa.

Cordeiro
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, relembra o sacrifício realizado pelos israelitas no primeiro dia da Páscoa, como símbolo da libertação do Egito. Os sacerdotes derramavam seu sangue junto ao altar e a carne era comida na ceia pascal. Hoje Jesus é o Cordeiro Pascal que deu a vida por nós, transformando-se em alimento na Eucaristia. João Batista, quando está junto ao rio Jordão em companhia de alguns discípulos e vê Jesus passando e diz:
"Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29 e 36).

Ovo
Simboliza uma nova vida. Vida que está para nascer.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.
A ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida. O sepulcro de Jesus ocultava uma vida nova que irrompeu na noite pascal.
Ofertar ovos significa desejar que a vida se renove em nós.


Coelho
É o símbolo da fertilidade, são animais que reproduzem com facilidade e em quantidade. Representa, portanto, a capacidade da Igreja produzir novos discípulos e espalhar pelo mundo a mensagem de Cristo.


Pão e vinho
Na ceia do Senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor.
Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna. Lembram que Jesus é o pão vivo e o vinho novo que sustentam nossa vida.


Peixe
Em grego, peixe é ICTUS, as iniciais de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
Por isso, os primeiros cristãos usavam o peixe como símbolo de sua fé.


Círio Pascal
É uma vela grande e grossa que é acesa no fogo novo, no Sábado Santo, no início da celebração da Vigília Pascal. Faz-se a inscrição dos algarismos do ano em curso; depois se crava neste, cinco grãos de incenso que lembram as cinco chagas de Jesus e as letras "Alfa" e "Omega", primeira e última letra do alfabeto grego, que significa o princípio e o fim de todas as coisas.
A luz que é Jesus Cristo afugenta toda a treva do erro, da morte, do pecado. O círio é o símbolo do Cristo vivo, ressuscitado, a luz dos Povos.


Cruz
Jesus que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais humilhante que havia em seu tempo.


A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.
A cruz é também o símbolo oficial do cristianismo.


Temos, então, um símbolo da Páscoa e um símbolo da fé católica, o sinal do cristão.

Vamos nos preparar para a Páscoa do Senhor.

Quaresma é o período de penitência e preparação para a Páscoa.
É a lembrança dos 40 dias e 40 noites que Cristo passou no deserto e também dos 40 anos que os judeus caminharam até chegarem à Terra Prometida.
O período da Quaresma corresponde aos quarenta dias anteriores à Semana Santa.
Começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos.
O primeiro dia da quaresma chama-se Quarta-feira de Cinzas, por causa do rito em que se deposita um pouco de cinza na fronte dos cristãos. As cinzas com as quais o sacerdote nos unge à testa, significa penitência, tempo de luto, fragilidade humana. Essas ‘cinzas’ são resultado dos ramos secos usados no Domingo de Ramos do ano que passou, que foram guardados e depois incinerados. (Os ramos passam pelo fogo purificador, assim como nós temos que – com o fogo purificador de Deus - acabar com o nosso egoísmo, orgulho...).
Devemos ver a Quaresma como um tempo especial de retiro espiritual, tempo de voltarmos a Deus,
reaquecer a nossa fé, mudarmos de vida, superar as atitudes que não combinam com um cristão. As graças principais da Quaresma são: a conversão, a reconciliação e a partilha.
Viva com qualidade este tempo de caminhada!

Símbolos da Quaresma
São vários os símbolos e atitudes que acompanham esse tempo. Os mais importantes são:
• A COR ROXA, AS CINZAS E A CRUZ Lembram o caráter de penitência e conversão. O caráter sério da Quaresma se manifesta também no visual do espaço celebrativo, sóbrio e despojado.
• AUSÊNCIA DO GLORIA E CANTOS DE ALELUIA Neste período também se prepara a missa sem cantos que tragam a palavra "aleluia".
• AUSÊNCIA DO RITO DE LOUVOR Também é retirado das missas o canto de louvor (o Glória).
• O JEJUM O jejum e a abstinência de carne expressam a íntima relação existente entre os gestos externos de penitência, mudança de vida e conversão interior. Nos leva a dar mais atenção à Palavra de Deus e à população empobrecida que se encontra em permanente jejum.
• A CAMPANHA DA FRATERNIDADE Assumindo cada ano uma situação da realidade social, nos ajuda a viver concretamente a experiência da Páscoa de Jesus nas páscoas do povo; nos levando assim, a concretizar nosso esforço comunitário de conversão em gestos de solidariedade.

• Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa. Nos lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A Igreja recorda os louvores da multidão que cobriu de ramos e mantos os caminhos para Jesus passar, dizendo: "Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor". (Lc 19, 38 - MT 21, 9). Com ramos, durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.

• Quinta-feira Santa
Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés
A cerimônia do Lava-pés acontece na quinta-feira santa e recorda o gesto de Jesus de lavar os pés de seus discípulos e dizer: “Sede assim uns com os outros” – ou seja, devemos servir uns aos outros, com total humildade, gratuidade e amor.
Nessa mesma quinta-feira, a Igreja celebra a Ceia do Senhor. Nela, Jesus Cristo oferece a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue na forma de Pão e Vinho, e os entrega aos Apóstolos para comer e beber. E manda que
ofereçam aos seus sucessores. É a Eucaristia.
Depois disso, Jesus vai ao Getsemani para orar e é preso e condenado.

• Sexta-feira Santa
Celebra-se a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração marcam este dia, mas não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.
Neste dia, não se celebra a Santa Missa.
Às 15:00 , hora que Jesus morreu, é celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor
À noite há encenações da Paixão de Jesus Cristo com o Sermão do Descendimento da Cruz e em seguida a Procissão do Enterro, levando a imagem do Senhor morto.


• Sábado Santo
No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a "Vigília Pascal".
A Vigília Pascoal é a memória da noite santa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte.
Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a benção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

• Domingo de Páscoa
A palavra PÁSCOA vem do hebreu PESEACH e significa PASSAGEM. É celebrada pelos judeus desde o antigo testamento até hoje. A Páscoa dos judeus é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo: Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, mas foram perseguidos pelos exércitos do faraó. Quando chegaram às margens do Mar Vermelho, guiado por Deus, Moisés levantou seu bastão e as ondas se abriram, formando duas paredes de água e um corredor enxuto. Então, o povo passou.
Jesus também festejava a Páscoa, pois era judeu. Foi por isso que Ele ceou com seus discípulos. Condenado à morte na cruz e sepultado, ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa judaica. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é, verdadeiramente, o Filho de Deus. Nossa Páscoa é a passagem da morte para a vida. O medo dos discípulos por causa da morte de Jesus na Sexta-Feira transforma-se em esperança e júbilo no Domingo da Páscoa.

Por que Campanha?

A Campanha da Fraternidade é um grande mutirão de evangelização e conscientização da Igreja Católica no Brasil, com o apoio de várias Igrejas cristãs.
Foi criada em 1962, é organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e se desenvolve durante o período da Quaresma.
A cada ano é escolhido um tema para ajudar os cristãos e todas as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade e a solidariedade em compromissos concretos.

Vamos refletir:
De que CAMPANHAS você já participou?

Qual é o TEMA da CAMPANHA DA FRATERNIDADE desse ano?
Ano: ____TEMA: ____________________________

Qual é o LEMA da CAMPANHA DA FRATERNIDADE desse ano?
LEMA: ___________________________________

Qual é o OBJETIVO da CAMPANHA DA FRATERNIDADE desse ano?
OBJETIVO: _______________________________