segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aliança – Pacto da Amizade

No terceiro mês, depois da saída do Egito, o povo chegou a um monte chamado Sinai.
Moisés subiu sozinho a montanha e lá Deus falou: “...Se vocês obedecerem ao que estou falando e forem fieis a minha Aliança, vocês serão para mim o povo mais querido entre todos os povos...”
O povo aceitou essa Aliança de amor com Deus.
Esta Aliança foi feita entre Deus e seu povo e, ao mesmo tempo, entre Deus e cada pessoa deste povo.
O homem aceitou a oferta de amor de Deus e prometeu fazer a Sua vontade. Deus deu para o povo uma lei, apresentada nos 10 mandamentos, sinal da Sua Aliança com o seu povo.
Mandamentos – A Lei de Deus – É a indicação do caminho a seguir para chegarmos ate Deus ( Ex. 20).

São estes os dez mandamentos da Lei de Deus:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas: devemos amar a Deus porque Ele é bom; porque nos criou e nos ama e porque esta sempre conosco.
2º Não falar seu Santo Nome em Vão: Os hebreus chamaram a Deus de “Javé”. O nome de “Javé” quer dizer o “Emanuel”, o “Deus conosco”, aquele que esta sempre pertinho de nos. O nome é muito importante para as pessoas.
Este mandamento completo o primeiro ele da maior força. Deus é Santo. Merece respeito no seu nome, nas pessoas e nos lugares sagrados a Deus.
3º Guardar Domingos e festas: É a obediência do 7º dia, dia de descanso ou dia de Sábado. Sábado quer dizer “sétimo dia”. Nos costumamos falar em “Santificar os Domingos e os dias de guardas”. O texto da Bíblia diz “lembre-se do dia de sábado para santificá-lo...”
Santificar as festas não é só “assistir” as missas aos domingos. Assim, domingo e dias santos devem servir para oração e para o lazer, para a vida em família e para vida em comunidade.
4º Honra Pai e Mãe: “Honrar significa respeitar, estimar, obedecer e amar” é o que devemos ter para com os nossos pais. Eles formam a família. E na família que você nasce cresce e aprende a se relacionar com os outros. A família e nosso primeiro mundo.
Devemos também ter carinho com as pessoas mais idosas, os doentes, os vizinhos, os professores, os amigos, por que todos eles, e nos também, fazemos parte da grande família de Deus.
5º Não Matar: Devemos respeitar a vida porque ela e a melhor coisa que existe. Deus pede que cuidemos de nossa vida e que respeitemos a vida dos outros, como uma coisa mais importante.
Há vida é o dom mais precioso que Deus nos deu. Devemos respeitar a vida de todos os seres vivos.
6º Não Pecar Contra a Castidade: Este mandamento nos diz que as pessoas precisam se fazer respeitar. Isso e muito importante, pois só através deste respeito nasce o amor de verdade. O amor entre o homem e a mulher deve ser igual ao amor de Jesus por todos nos.
7º Não Furtar: Deus dar lugar para todos nos no mundo; por isso, devemos respeitar as coisas dos outros.
8º Não Levantar Falso Testemunho: Este nos ensina a ter lealdade e sinceridade. Deus não gosta que a gente faça juramento. Não devemos jurar.
A falsidade prejudica os outros e a nos mesmos. Um pecado grave é a Calunia.
Caluniar uma pessoa e falar coisas dela sem saber se são as verdade. A verdade deve ser a base entre o relacionamento entre as pessoas.
9º Não Desejar a Mulher ou Marido dos Outros: Este nos ensina que o casamento precisa ser respeitado. Deus nos pede que sejamos muito responsáveis, amando a família.
Casamento não é uma aventura. Não e para um dia, nem para uma semana.
Quando o esposo e a esposa sem felizes toda a família e feliz. Ele só pode acontecer quando as pessoas se conhecem bem, fazendo crescer o amor, o carinho e a fidelidade entre os esposos.
10º Não Cobiçar as Coisas Alheias:Nos cristãos, devemos trabalhar para ter o que precisamos, sem tirar proveito do que é dos outros. Para que Deus abençoe cada vez mais precisamos não desejar nada do próximo, mas agradecer o que conquistamos; Pois foi pela sua graça.

Atividades:

1 – Responda:

a – Onde foi que Moisés recebeu as Lei de Deus?
b – O que significa Aliança para você. Explique?
c – O que é os mandamentos da Lei de Deus?
d – Os dois primeiros mandamentos falam do nosso encontro Deus e como descobrir e encontrar o verdadeiro Deus. Você pode mostrar o seu amor a Deus amando aos seus irmãos. Como você pode fazer isso?
e – O que quer dizer “Javé”
2 – Escreva abaixo uma oração pela sua família:

3 – Escreva três palavras que indicam:
a – Vida:
b – Respeito à vida:

4 – O mandamento Não Mataras está incluído na frase: Não devemos destruir os sonhos das pessoas. Explique:
5 – Leia a carta de São Paulo a Elíseos 5, do 25-31 e copie a frase que você
achou mais importante:
6 – Leia Ex 16, 16-20. Escreva qual foi a mensagem que você tirou desse texto:
7 – Escreva uma frase sobre a sinceridade:
8 – Na sua opinião, por que a mentira prejudica o mentiroso?
9 – Devemos respeitar as coisas dos outros. Por que não devemos desejar
algo de nossos irmãos?
10 – Qual desses mandamentos, você achou mais importante? Por que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário