sábado, 4 de dezembro de 2010

Alguns Símbolos da Páscoa.

Cordeiro
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, relembra o sacrifício realizado pelos israelitas no primeiro dia da Páscoa, como símbolo da libertação do Egito. Os sacerdotes derramavam seu sangue junto ao altar e a carne era comida na ceia pascal. Hoje Jesus é o Cordeiro Pascal que deu a vida por nós, transformando-se em alimento na Eucaristia. João Batista, quando está junto ao rio Jordão em companhia de alguns discípulos e vê Jesus passando e diz:
"Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1, 29 e 36).

Ovo
Simboliza uma nova vida. Vida que está para nascer.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.
A ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida. O sepulcro de Jesus ocultava uma vida nova que irrompeu na noite pascal.
Ofertar ovos significa desejar que a vida se renove em nós.


Coelho
É o símbolo da fertilidade, são animais que reproduzem com facilidade e em quantidade. Representa, portanto, a capacidade da Igreja produzir novos discípulos e espalhar pelo mundo a mensagem de Cristo.


Pão e vinho
Na ceia do Senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor.
Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna. Lembram que Jesus é o pão vivo e o vinho novo que sustentam nossa vida.


Peixe
Em grego, peixe é ICTUS, as iniciais de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
Por isso, os primeiros cristãos usavam o peixe como símbolo de sua fé.


Círio Pascal
É uma vela grande e grossa que é acesa no fogo novo, no Sábado Santo, no início da celebração da Vigília Pascal. Faz-se a inscrição dos algarismos do ano em curso; depois se crava neste, cinco grãos de incenso que lembram as cinco chagas de Jesus e as letras "Alfa" e "Omega", primeira e última letra do alfabeto grego, que significa o princípio e o fim de todas as coisas.
A luz que é Jesus Cristo afugenta toda a treva do erro, da morte, do pecado. O círio é o símbolo do Cristo vivo, ressuscitado, a luz dos Povos.


Cruz
Jesus que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais humilhante que havia em seu tempo.


A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo.
A cruz é também o símbolo oficial do cristianismo.


Temos, então, um símbolo da Páscoa e um símbolo da fé católica, o sinal do cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário